Meio ambiente

A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Quando pensamos no meio ambiente, imediatamente vem à tona ideia de que o jovem é a solução para um futuro melhor.
Mas como conscientizar os jovens da sua importância e da sua responsabilidade na preservação ambiental? A melhor medida para isso é a educação, não somente a passada pela escola, mas também aquela recebida da família.
Para chegar ao coração e a mente dos jovens, o meio ambiente precisa ser um valor incorporado  pelos pais. Sabemos que a melhor forma de educar vem do exemplo.  Atitudes como levá-los desde cedo para regar as plantas, ou plantar árvores, podem ser fundamentais para uma criança crescer sabendo que cuidar do meio ambiente é algo“legal”, “bacana”, fornecendo-lhe um argumento importante para que a criança siga esse caminho quando maior, tirando peso da obrigação.
É importante ressaltar que esse caráter de “obrigatoriedade” é ruim se tratando de educação ambiental. Isso porque nada que é feito por imposição é feito com amor. A sociedade, e aí se incluem os jovens, precisa preservar e explorar de forma sustentável o meio ambiente por vontade própria, e não como algo feito à força.
Então jovens, vamos mudar o futuro de todos e das próximas gerações. A responsabilidade é nossa!

Maria Eduarda – 8ª série A - 2013

Tema: A responsabilidade do jovem de hoje com o meio ambiente - proposto pela Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo (Avaliação da Aprendizagem em Processo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua visita, deixando um comentário. por favor.