Intertextualidade

      Proposta de produção de texto

INTERTEXTUALIDADE

O texto acima foi criado a partir da seguinte proposta:

Depois da leitura do poema "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade, crie um  texto narrativo que conte fatos ocorridos com um dos personagens do poema de Drummond.
Imagine detalhes, fatos interessantes, ponha cores nessa história. Crie, invente. Você pode inserir outros personagens, mas sem se esquecer dos fatos vividos pelos personagens no texto tema. 

Saiba mais sobre esse grande poeta em www.carlosdrummond.com.br 


                              João amava Teresa que amava Raimundo


 Ruim mesmo é amar e não ser amado.

                         

              João amava Teresa que amava Raimundo, mas Raimundo não a amava.
          Muito triste, João resolveu ir embora de sua cidade. Foi para os Estados Unidos, deixando tudo ali e lá se foi ele tentar a vida fora e longe de Teresa. Os anos se passaram, Raimundo morreu e assim, vivendo toda essa situação depois que seu amado se foi, ela percebeu que realmente precisava de quem a amava e com quem ela nunca se importou. Quando ela percebeu isso, já era tarde demais, João já estava muito longe.  
           Teresa, desconsolada e só, resolveu então ir para o convento e lá sofre até hoje. Não pelo Raimundo, com quem sonhou a vida toda, mas pelo João que muito longe está dela.
            A distância separa dois olhares, mas nunca dois corações.

                                                                 Dareiene Castro - 9º ano A Ensino Fundamental - 2014

Coração de Pedra

         
          Lili sempre foi muito fechada em relação aos seus sentimentos, não demonstrava o que sentia para ninguém, muito menos se apegava a alguém com facilidade. Era conhecida como coração de pedra.
          Na verdade, nem sempre ela fora assim. Tornou-se distante devido a algumas decepções do passado. Ela já foi muito magoada por alguém que amava bastante, por isso se tornou fria e grossa.
          Até que um dia, um rapaz chamado Joaquim se apaixonou loucamente por ela, passava o dia todo lhe dando atenção, demonstrando o que sentia por ela. Infelizmente por ser fria, ela não queria nada além de uma amizade. 
          Dias se passaram e esse amor por ela só aumentou, até que Lili se cacou cm J. Pinto Fernandes. Após essa notícia, o pobre Joaquim suicidou-se.

                                                            Bianca Gabriele Albuquerque Escanferla - 9º ano B - 2014



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Mais intertextualidade


Os textos a seguir foram produzidos a partir da seguinte proposta:


Auto-retrato com duas faces


Vamos, inicialmente, ler o texto abaixo:

Os dois lados


Deste lado do meu corpo
tem o sonho
tem minha namorada na janela
tem as ruas gritando de luzes e movimentos
tem meu amor tão lento
tem o mundo batendo na minha memória
tem o caminho pro trabalho.

Do outro lado tem outras vidas vivendo da minha vida
Tem pensamentos sérios me esperando na sala de visitas
Tem minha noiva definitiva me esperando com flores na mão,
Tem a morte, as colunas da ordem e da desordem.

Murilo Mendes


Esse poema é uma espécie de auto-retrato, que enumera elementos de dois lados diferentes da personalidade e da vida do eu-lírico. Perceba que o texto foi organizado pelo processo de enumeração. Primeiro temos os elementos de um lado e, depois, os elementos do outro.

Agora é a sua vez. Faça um auto-retrato apresentado dois lados de sua vida, de sua personalidade.
Escolha uma das sugestões a seguir a produza seu texto:

  • O lado visível (que a todos é dado conhecer) e o lado invisível (que só você conhece).
  • O lado que você sente e o lado que você pensa.
  • O lado das coisas que gosta e o lado das que não gosta.
  • O lado do que você faz no dia-a-dia e o lado do que gostaria de fazer.
  • O lado de ontem – o que você foi e como era – e o lado de hoje – como está sendo - , ou, ainda o lado de hoje e o de amanhã – como você será daqui a algum tempo.

Observação : Note que o autor do texto lido organizou seus dois lados em diferentes estrofes, já que se trata de um poema. Você poderá optar por organizar seu texto em parágrafos ou em estrofes, como fez o poeta.

Lembre-se de usar as figuras de linguagem que conhece. A linguagem figurada pode enriquecer seu texto.

-          Use o verso da folha para elaborar seu rascunho.
-          Seja seu primeiro leitor: Leia o texto que produziu, faça as correções e modificações necessárias e reescreva seu texto na folha seguinte.



Esse poema é uma espécie de auto-retrato, que enumera elementos de dois lados diferentes da personalidade e da vida do eu-lírico. Perceba que o texto foi organizado pelo processo de enumeração. Primeiro temos os elementos de um lado e, depois, os elementos do outro.

Agora é a sua vez. Faça um auto-retrato apresentado dois lados de sua vida, de sua personalidade.
Escolha uma das sugestões a seguir a produza seu texto:

  • O lado visível (que a todos é dado conhecer) e o lado invisível (que só você conhece).
  • O lado que você sente e o lado que você pensa.
  • O lado das coisas que gosta e o lado das que não gosta.
  • O lado do que você faz no dia-a-dia e o lado do que gostaria de fazer.
  • O lado de ontem – o que você foi e como era – e o lado de hoje – como está sendo - , ou, ainda o lado de hoje e o de amanhã – como você será daqui a algum tempo.

Observação : Note que o autor do texto lido organizou seus dois lados em diferentes estrofes, já que se trata de um poema. Você poderá optar por organizar seu texto em parágrafos ou em estrofes, como fez o poeta.

Lembre-se de usar as figuras de linguagem que conhece. A linguagem figurada pode enriquecer seu texto.

-          Use o verso da folha para elaborar seu rascunho.


-          Seja seu primeiro leitor: Leia o texto que produziu, faça as correções e modificações necessárias e reescreva seu texto na folha seguinte.



Minha bipolaridade

  
De um lado tenho
Uma vida tranquila
Uma força intelectual
Tenho verdadeiros amigos me esperando
Tenho uma namorada alegre
Tenho meus pais do meu lado.

Do outro lado
Tenho um gênio forte
Uma opinião sobre o que é a vida
Tenho inimigos
Tenho raiva do próprio eu
E um futuro incerto pela frente.

Guilherme Henrique de Moraes -  Ensino Médio – 2013


Veja quantos textos, tantas faces.... Em qual deles você encontra uma de suas faces?

***

Lado a lado


Bom se pudéssemos escolher os dois lados
Perfeito, mas não podemos, né?!

Temos dois tipos de lado:
O lado feliz
O lado que ama
O lado que brinca
O lado que todos veem!

Mas lembre-se:
Nem tudo que vemos é verdade, né?!
Todos também temos o lado
que ninguém mostra,
esconde pra se guardar ou proteger.

O lado oculto
O lado do sofrimento
O lado da dor
O lado da solidão
O lado da mágoa...

E isso você não vai negar.

Márcia Ferreira 3ª série A -  Ensino Médio - 2013


Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa no nosso blog de redações)
Veja quantos textos, tantas faces.... Em qual deles você encontra uma de suas faces?

***

Sei lá...

Brinco, canto, converso
Danço, dou conselhos
Falo de amor, de como a vida é bela
Vivo intensamente, dou o melhor de mim


Ou simplesmente acordo
E não saio da cama
Tudo acaba!
Vale a pena viver?


Uelinton Muniz 3ª série A -  Ensino Médio - 2013


Veja quantos textos, tantas faces.... Em qual deles você encontra uma de suas faces?



 ***


Meus melhores lados
Há um lado meu
Que tem a família para se relacionar
Que tem os irmãos pra se conviver
Que tem os amigos para animar.

Mas há outro lado
Que prefere ficar sozinho
Relacionando-se com um só pai
Convivendo com um só irmão
Animando-se com um só amigo.

Esses dois lados mostram o que sinto
Amo minha família
Amo meus irmãos
Amo meus amigos
E, principalmente, Amo o meu Deus.

Luciana Maria de Lima Silva 3ª série A -  Ensino Médio - 2013



Proposta: Auto retrato com duas faces 

Veja quantos textos, tantas faces.... Em qual deles você encontra uma de suas faces?

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Minha vida em versos

Eu era menina, 
Tudo era mágico!
Vivia sorrindo num mundo fantástico!
Bonecas falantes, 
Histórias de amor constantes.
Era o meu palco, 
Cenário de fantasias, 
Contos de fadas, inocência explícita.


Futuro incerto, porém, o tão esperado final feliz!
O que me detinha?
Não havia problemas, 
Nem dúvidas, nem dívidas, 
Responsabilidade era guardar brinquedos.
Tristezas?
Algumas, porém ocultadas pela alegria de ser criança.
Um dia acordei e me vi crescendo...
Desespero, interrogações, mudanças.
Pedia colo.
Bonecas?
Simples enfeites de cama.
Histórias de amor?
Ah, como seriam lindas se não fossem decepcionantes.
Fantasias e contos de fadas?
O que é isso?
Caí num filme de terror:
Humilhações, sofrimentos, falsidades e invejas.
Hoje? Superação!
Inocência? Muito menos!
Pessoa fria e séria, porém, ainda sonhadora.
O que me restou foi a realidade.
Acredito no futuro. Final feliz?
Talvez.
Entrego minha vida a Deus, deito e durmo.


Bruna Larissa Barbosa Pegoraro - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013

***

SIMPLESMENTE EU

Que corre atrás dos seus sonhos
Que encara a realidade
Que planeja a vida todos os dias
Uma garota que sonha com seu príncipe encantado
Que acredita no amor de verdade
Uma garota simplesmente ciumenta
Que sonha em ter filhos ao lado da pessoa amada.

O outro lado de minha mente
Sonha em curtir a vida
Conhecer pessoas novas
Viver coisas possíveis e impossíveis
Conquistar sonhos, viver momentos inesquecíveis
Ter um futuro marcante
Enfim, conhecer, namorar, casar, ter filhos,
ter a própria casa com cachorro...

Júlia Taís - 8 série C - E.F. - 2013



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Proposta de produção de texto: 
Intertextualidade - Criar um texto a partir de um dos poemas de Carlos Drummond de Andrade 
( E agora, José? - Quadrilha  - Poema de sete faces) 

Maria


É hoje, Maria!
A festa começou
O povo chegou
E a noite esquentou
É hoje, Maria!
É hoje, Maria!

Você que tem um nome
Que alegra os outros
Que ama ler versos
Que detesta protestos
É hoje, Maria!
É hoje, Maria!

Está com um homem
Que não é seu marido
Engoliu o discurso
Mas tem muito carinho
O povo é amigo
Já pode beber
Só não pode fumar
Cuspir, então, nem pensar
A noite já esfriou
O dia amanheceu
Você nem sequer dormiu
É hoje, Maria!!!

                                                                                      Taís de Brito Rinck - 3 série A - E.M.


***

Barnabé


Já era, Barnabé?
O gado morreu
A plantação acabou

A terra secouA chuva não choveu.
Já era, Barnabé?
Já era tudo?
Você que é pobre
Sem cultura
Que é chato e feio
Já era, Barnabé?

Sem chaves
E com a porta fechada
Quer morrer no rio
Mas o rio secou
Quer ir pro exterior
Mas o dinheiro acabou
Já era, Barnabé?

Já era não!
Pra tudo tem solução

Barnabé se recuperou
Fez mestrado em Administração
E foi morar no exterior.

Fernanda Izaac - 3 série - EM - 2013


***

ASSIM EU VOU SEGUIR


Quando eu nasci um anjo
muito inconsolado chegou
e sentou do meu lado
logo falou: você vai
aprender a desvendar
mistérios que te causaram
tristezas enormes
Aceito os mistérios
e tristezas
Tropeçando assim
vou a seguir. 

Ana Paula Neves  - 3ª série A - EM - 2013




O FOLCLORE

Saci amava a Iara que amava o Lobisomen
Que amava a caipora que amava o Boto
Que amava a Cuca que detestava todos.
Saci comprou uma prótese, a Iara foi para o mar,
O lobisomen foi curado e a Caipora ficou com ninguém,
O Boto morreu e a Cuca casou-se com Macunaíma
Que só entrou na história agora.

Paulo, Bruno, Jonatã J. - - 3ª série A - EM - 2013




QUADRILHA LOUCA


João amava Fátima que amava Carlos

que matou Maria que traiu Afonso que pegou virose e não amava ninguém.


João virou ator; Fátima, professora;
Carlos foi preso; Afonso morreu de desgosto
E Tamires e Sérgio que não tinham entrado
na história, casaram-se.

Mariana Montozo -  3ª série A - EM - 2013



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Quadrilha louca

E agora, Zé?
A cerveja esquentou
A churrasqueira apagou
A carne acabou
O povo dormiu
E a noite raiou.
E agora, Sé?
E agora você!
Você que não tem vergonha
Que pentelha os amigos
Que faz churrasco queimado
E que esquenta a cerveja.
E agora, Zé?


William e Luan - 3 série A - EM - 2013


                                                 

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Um comentário:

  1. Eu gostei de tudo que a professora mirian passou porque ela é uma otima professora
    Professora parabéns pelo seu trabalho...
    Priscila 9 ano a

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