Artigo de opinião

Leiam os dois artigos abaixo e debatam sobre um dos principais alvos do preconceito humano: o Racismo,  reflita sobre a questão da discriminação em todas as áreas e escreva um artigo de opinião focado no tema:
Você sente o preconceito a sua volta?

“Há preconceito até nas relações afetivas. Já desisti de casar com um rapaz branco por causa da pressão da família dele”. 


 






Meu Deus, até quando serei procurada para opinar sobre este tema? Certamente enquanto houver discriminação nesse país. Acreditar que não existe racismo no Brasil é perda de tempo. Existe, sim, apesar de vivermos em uma nação mestiça.
Na verdade, o racismo é um fenômeno multifacetado que atinge todas as esferas: social, econômica, política e cultural. Se não há racismo no Brasil, onde estão os nossos representantes entre os empresários, embaixadores, ministros da Fazenda, da Indústria, etc?  E não me venham dizer que o negro não está preparado para estas funções. É claro que está. Mas, nas relações de trabalho, os negros ganham menos do que as mulheres, que, por sua vez, ganham menos do que os homens.
Outro exemplo típico são os anúncios de jornal que pedem moças e rapazes de “boa aparência”. Está intrínseco que o candidato precisa ser branco. Mesmo que seja um negro com ótimo currículo, a prioridade será sempre para os brancos. Outra prova de que existe racismo são as piadas e os discurso pejorativos, como aquela que diz: “O negro, quando não suja na entrada, suja na saída”.
Há racismo também nas relações afetivas. Eu mesma sofri isso na pele nos anos 70, quando vivia com um rapaz. Quando resolvemos casar, a família dele colocou a maior pressão. Resolvemos, então, continuar apenas amantes.
O peso da discriminação é muito grande para nossos filhos. Não basta termos apenas duas senadoras negras, Benedita da Silva e Marina Silva. Queremos que o negro seja aceito plenamente como cidadão em todos os seus direitos. Só assim ele poderá morar e ter o direito de ir e vir tanto na zona norte quando na zona sul do Rio de Janeiro, sem desconfiança nem discriminação. Quem sabe aí nossos filhos terão o direito de sonhar em se transformarem, um dia, em embaixadores, generais e empresários.
Zezé Motta, cantora e atriz


“O problema, no fundo, é de mobilidade social. O negro não pode entrar no clube do branco porque ele é pobre”.

Não existe racismo no Brasil. Não temos em nosso país nada que se assemelhe ao apartheid que existiu na África do Sul ou à discriminação que, nos Estados Unidos, produziu uma sangrenta campanha pelos direitos civis.
A sociedade brasileira não é racista, e prova disso é que não há clubes exclusivos para brancos. Se o negro não é admitido lá dentro, o que existe é preconceito econômico. Preto não entra no clube porque é pobre. A questão é, no fundo, de mobilidade social. Vindos de uma camada mais pobre, os negros dificilmente têm acesso a funções de maior relevo. Se já tivemos generais pretos, nenhum deles chegou a quatro estrelas, por exemplo. Há gente de cor em nossos tribunais superiores, mas não no Supremo Tribunal Federal.
O quadro se assemelha à discriminação sofrida pela mulher, que também tem dificuldade para chegar aos postos mais altos. Não podemos esquecer que a situação, no entanto, já foi pior. Quando entrei para a Escola Militar de Realengo, em 1939, havia um racismo mascarado. Após pegar sol nas praias do Rio de Janeiro, um caboclo do Pará tirou uma fotografia e a enviou com o pedido de inscrição à direção da Escola Militar. Foi recusado. Quando compareceu pessoalmente, o pessoal percebeu que ele não era preto e o rapaz foi aceito. No Realengo, havia ainda um aberto anti-semitismo. Os judeus eram barrados.
Apesar da escravidão durante o período da monarquia, o racismo como doutrina não vingou no Brasil por causa da miscigenação. O português aqui cruzou com negros e índios, ao contrário do que ocorreu na África, e isso gerou a fabulosa mulata brasileira, admirada por todos.
O curioso é que, se há algum tipo de preconceito racial, ele é cultivado pelos próprios negros. Por que Pelé e Romário escolhem mulheres brancas para o casamento? Parece que, ao ascender socialmente, o negro brasileiro tende a desprezar a própria raça.

Jarbas Passarinho, ex-senador da República


Leia mais seguindo os links abaixo:


http://diariodebordodapri.blogspot.com.br/2012/03/08-de-marco-dia-internacional-da-mulher.html

http://www.biblioteca.ifc-camboriu.edu.br/criacac/tiki-index.php?page=Lucas+V.



***


Abaixo seguem os textos produzidos pelos alunos:


                              Racismo: um mal que persegue


                      A palavra preconceito está presente nas bocas e nos pensamentos de várias pessoas. O principal preconceito que elas abordam é o racismo.
                      No Brasil existe muita discriminação entre os negros,  trazendo prejuízos para os muitos dessa raça tanto na classe social, econômica e política. Hoje existem vários programas para tentar melhorar esta situação, mas não entram em prática, ficando só no papel.
                      Muitas vezes os negros ficam angustiados, depressivos por causa do racismo e acabam aceitando o que os outros dizem sobre eles, como não poder ser um bom médico, dentista, presidente, advogado, etc. E com essas poucas palavras destroem sonhos de criançasa, adolescentes e adultos, que se conformam com o básico, sem buscar a oportunidade e interesse em ter uma vida melhor.
                      Esse preconceito algum dia pode terminar, no entanto certamente já terá deixado vários estragos n vida de negros e negras que lutaram por um sonho e não conseguiram realizar.


Amanda Rocha Bueno - 3ª série A - Ensino Médio - 2013


                                                                                ***
                                    Preconceito no dia-a-dia

O que significa esta imagem para você?


                       O preconceito no dia-a-dia pode ser percebido e visto de várias maneiras.
                       Uma delas é o machismno, discriminação que sofrem  até hoje as mulheres. Muitas vezes ouvimos que mulheres não sabem dirigir bem ou que lugar de mulher é na cozinha. Pois bem, com isso já podemos concluir do quanto ainda é grande o preconceito contra a mulher em pleno século XXI.
                        Como já sabemos, não são somente as mulheres que sofrem algum tipo de constrangimento em consequência do preconceito. Na televisão frequentemente vemos exemplos de pessoas que lutam contra  discriminações sociais como o racismo e a homofobia.



Na imagem acima, vemos um exemplo de ridicularização da mulher. 


                          Essas e outras diversas formas de exclusão social tendem a marcar a vida da pessoa que sofre esses atos abomináveis, gerando marcas como profundas depressões. Certamente a vítima levará uma vida de consequências, pois ela nunca se esquecerá de que um dia foi alvo de piadas e deboches. 

Henrique José L. de Campos - 3ª série - Ensino Médio - 2013 




                                                                                  ***


A posição da mulher
                      O papel da mulher da mulher em meio à sociedade é extremamente importante, embora durante muito tempo ela tenha vivido à sombra do homem. Atualmente muitas conquistas já são realidade e sua participação tem sido efetiva e eficiente. Com o passar dos anos, a mulher vem tomando conta de cargos e posições que antes eram exclusivamente masculinas.
                      Antigamente elas tinham o dever de fazer os serviços domésticos e cuidar dos filhos, não tinham o direito de opinar sobre assunto algum, mesmo que fosse de seu próprio interesse. Os homens, por sua vez, eram completamente machistas, não aceitavam nenhum avanço feminino, as mulheres eram cidadãs que só faziam o que eles mandavam.
                      Hoje a situação é diferente, a mulher ganhou posições, conquistou cargos importantes, direito ao voto, direito de liberdade, independência. Assim faz suas próprias escolhas. Na área profissional, ganhou espaços que um dia foram ocupados apenas por homens. Temos hoje no cargo de presidente da repúblida uma mulher. Assim a mulher faz cada vez mais valer a pena sua luta por uma posição merecida perante a sociedade.

                     No entanto, mesmo diante de todas essas situações  incontestáveis de sucesso e de conquistas que colocam a mulher em condição de igualdade ao homem, ainda vemos atitudes preconceituosas que colocam a mulher em posição de descaso e humilhação. São atos de discriminação no trabalho e em ambientes sociais, e também nos inúmeros casos de violência doméstica que deram origem à tão famosa Lei Maria da Penha.
                     Diante disso, fica evidente que essa luta ainda não acabou e ainta temos que, cada vez mais, exigir que a mulher seja respeitada e que tenha ainda mais controle sobre sua vida. As conquistas hoje concretizadas são de extrema importância para vidas futuras.


 Maiza Suelen de Azevedo Panhagna - 3ª série A - Ensino Médio - 2013

***


                                        Olhe para si mesmo



                         Ainda existe um pouco de preconceito na sociedade. Por mais que do passado para cá as coisas tenham mudado muito, não significa que não a discriminação não aconteça no dia a dia das pessoas.

                         Antigamente as coisas eram mais explícitas, era evidente o desprezo aos pobres, negros, aos que tinham algum tipo de deficiência física ou mental, e até ao alguns pelo seu sotaque também. E a lei não era a favor dessas pessoas, mas sim a favor dos que tinham dinheiro e poder. 
                          Hoje, não só o preconceito racista ainda ocorre em volta das pessoas, com  também a intolerância que inclui o jeito de falar, de vestir, o pensamento de cada um, como se um grupo tivesse o direito de interferir na maneira de ser do outro.
                          O preconceito poderia acabar se cada um olhasse para si próprio e, em vez de enxergar somente as diferenças dos outros, enxergassem a si mesmos e entendessem que ninguém é igual a ninguém e cada um é, vive ou pensa de maneira diversa, mas não tem o direito de inteferir nas escolhas e deixassem de ser racistas em meio a tantas coisas mais importantes na vida e nas pessoas.

Luciana M. de Lima Silva - 3ª série A - Ensino Médio - 2013


***

Tema: Artigo de opinião - Tatuagem vira moda entre adolescentes (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)


Sociedade X tatuagem


Falar em tatuagens nos dias de hoje é complicado, pois a prática se popularizou e apareceram diversas opiniões e argumentos contra e a favor. Cada pessoa tem sua individualidade, sua maneira de pensar como quiser.

 
          Alguns afirmaram que independe do desenho tatuado, se estiver à mostra, prejudicará de alguma forma o indivíduo. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, não vão querer saber se aquilo tem um significado importante ou não para o candidato. Apenas pelo fato de ser tatuado, poderão julgá-lo como marginal ou algo parecido. Porém, essa postura preconceituosa pode variar e esse julgamento pode se modificar de acordo com a classe social: se alguém de alto nível sócio-econômico se tatua, é chique! Se uma pessoa vista como "pobre" faz isso, será visto como bandido.
                 Isso é muito relativo, hoje em dia existem mães, por exemplo, tatuando o nome de seus filhos, ou vice-versa. Ou seja, para a pessoa há um significado importante naquela marca. Não diria que seja uma prova de amor, mas uma maneira audaciosa de expressar o que sente. Já no caso de casais que tatuam o nome do parceiro ou da parceira é mais complicado, porque não há uma certeza de que o relacionamento vá durar para sempre como a tatuagem. 

                    É Preciso pensar em todas as consequências antes de se decidir fazer um desenho no corpo. Se já refletiu e acha que vale a pena, então por que não? Desde que tenha autorização dos pais no caso de ser menor de idade, cada um é dono do seu corpo e tem o direito de escolher o que fazer nele.

Bruna Larissa Pegoraro - 3ª série A - EM - 2013

***


Tatuagem: uma marca para toda a vida

                Nos dias de hoje é muito comum passar na rua e ver crianças e adolescentes com tatuagens. Essa moda está presente na sociedade em várias classes sociais.
               Os jovens sonham em ter uma e entrar nesse mundo de desenhos e símbolos. Porém, a maioria deles se arrepende no futuro, ou porque a pele vai esticar e a tatuagem ficará deformada, ou porque pode não conseguir um bom emprego, já que alguns lugares não aceitam contratar pessoas tatuadas.
               Além disso, muitas crianças vão a estúdios clandestinos e correm o grande risco de pegar doenças e contaminações através das seringas e materiais utilizados na confecção dos desenhos.
              Todos sabem desses riscos, entretanto se não fecharem esses lugares ilegais e os pais não impedirem que seus filhos cometam esse erro, cada vez mais crianças e jovens se encherão de "tatoos" e poderão se prejudicar hoje ou no futuro.

Amanda da R. Bueno - 3ª série A - EM - 2013

Tema: Artigo de opinião - Tatuagem vira moda entre adolescentes (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)


***

Tatuagem em foco: lei ou não?


             A tatuagem é um desenho, uma pintura feita na pele com corantes, que pode prejudicar.
       
           Já é tempo de avançar e se concretizarem as iniciativas para proteger menores de idade das consequências negativas que podem ocorrer por uma escolha imatura.

         A Câmara Federal está analisando o projeto de lei do deputado Márcio Marinho que prevê punição para quem realizar tatuagens em crianças e adolescentes. A pena será de dois anos de reclusão mais a multa. O deputado justifica dizendo que a realidade de tatuagens em crianças e jovens vem se banalizando no Brasil e que é preciso impedir essa prática devido aos riscos a saúde dos jovens como o contato de doenças transmissíveis através do sangue.
        A revista eletrônica "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, foi publicado que no Brasil não existe uma única lei a respeito de tatuagens em crianças e jovens. No entanto  alguns estados do país controlam essa prática permitindo sem problema algum a realização dos desenhos em jovens, desde que sejam maiores de 16 anos e tenham autorização dos pais.
        Já em Juiz de Fora, Minas Gerais, desde que haja a autorização dos pais, não existe uma lei que proíba em qualquer idade. Em Uberaba, que fica no mesmo estado, os pais de uma jovem foram indenizados por um tatuador que tatuou seu filho sem autorização.
         Estão certos, sim, os que se adiantam criando obstáculos para que esses jovens tomem essa decisão sozinhos. Vários fatores fundamentam essa atitude, um deles é a saúde dos mesmos e outro o fato de que, na maioria das vezes, após se tornarem adultos, eles se arrependem do ato cometido na juventude.
          É importante, sem dúvida, que se crie uma lei que proíba definitivamente a tatuagem em crianças e adolescentes em todo o país.

Fernanda M. Isaac - 3ª série A - EM - 2013

Tema: Artigo de opinião - Tatuagem vira moda entre adolescentes (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)



***

Como ficar longe delas?



As drogas hoje em dia são muito utilizadas e muitas vezes, sem serem percebidas principalmente pelos jovens.
Muitos começam a utilizar álcool, tabaco, drogas para fugir da realidade, se sentirem felizes, por verem os amigos usando.
O ser humano precisa começar a parar com isso e perceber que elas não lhes trarão felicidade, mas sim problemas futuramente ou até a morte e quem sairá prejudicado são eles mesmos.
Podem ser combatidas e prevenidas na criação em casa, ao ver isso acontecendo com seus familiares. E também na escola, ao ver o caminho e o rumo que seus amigos tomaram ao se envolver.
 Existe a lei que proíbe as drogas legais: bebidas alcoólicas e tabaco para menores de 18 anos; mas não são respeitadas, por isso são tão desejadas e utilizadas. Há ainda os centros de reabilitação para as pessoas se reabilitarem e voltarem ao normal.
Com urgência temos que mudar esse nível de uso de drogas elevado, e começarmos a ter uma boa educação para a vida saudável o uso de esportes, lazer, cultura.  Liguem-se!

Miriã Nunes Pereira  -  3ª série A  - 2013

Tema: Artigo de opinião - O papel do jovem na prevenção às drogas (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

***


PREVENÇÃO DINÂMICA

                         O uso de drogas está aumentando conforme o tempo passa, não apenas o uso feito por adultos, mas também por adolescentes que, muitas das vezes, começam a usar por incentivo de amigos e em busca de fugir da realidade, sentir prazer ou apenas para experimentar algo novo. O que acaba causando o vício, um labirinto sem fim. 
                       Penso, acredito, tenho certeza de que para evitar esse estágio de vício, a prevenção ao uso de drogas deveria ter mais comprometimento e parceria dos órgãos governamentais, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Um exemplo positivo dessa intervenção foi a proibição do tabaco em ambientes fechados para evitar que prejudicasse a saúde de outras pessoas. 
                              Poderiam também ser implantadas em comunidades mais vulneráveis um centro de prevenção ao uso de drogas, onde houvessem palestras e que tratassem desse assunto de um modo mais dinâmico. Um pouco mais direcionado ao desenvolvimento humano, onde tivessem acesso a esportes, cultura, lazer, com a participação de toda a família, que é o alicerce para a vida, para um futuro digno aos jovens. 

Fernanda Maria Issac - 3 ano A - Ensino Médio 2013


Tema: Artigo de opinião - A PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)



****



Diga "não "às drogas

      Drogas: um problema cada vez mais frequente nos dias de hoje, principalmente para os  jovens e até mesmo para as crianças.

      Muitas famílias atualmente sofrem com esse problema, pois muitas vezes tem em casa um jovem que já se encontra dependente, mas         o pior de tudo é que começa com uma simples pergunta:
       - Aceita?
      - Ah... só essa vez!
E é nesse ponto onde está o problema, o adolescente experimenta uma, duas, três e vai...  E quando vai se dar conta, já não consegue mas parar e não se preocupa mais com as consequências que virão pela frente.
        As drogas podem causar muitos problemas de saúde, um exemplo: cigarro e álcool causam problemas nos pulmões; câncer, cirrose entre outros.
Para enfrentar essa batalha, o caminho é  começar a partir de casa, da própria família do dependente químico, pois muitas vezes é preciso somente que os pais tomem iniciativas dando conselhos, conversando e incentivando seu filho sempre a dizer "não" às 'drogas. Também é impostante convidá-lo a assistir palestras, participar de campanhas educativas e etc.
Por isso, diga sempre "não" ás drogas, já que a porta de entrada ao vício começa de um simples SIM.
      - VIDA sim!
      - DROGAS não!   


Ana Paula - 3ª série - Ensino Médio 2013

Tema: Artigo de opinião - A PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS (Produção textual diagnóstica enviada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre sua visita, deixando um comentário. por favor.