quarta-feira, 7 de maio de 2014

Viva o vício!


Vida, vício, vida
Uns chamam de doença,
Outros, de paixão.
Alguns dizem que eu poderia ter uma vida,
Mas eu gosto de tê-lo em minha mão.
Traz-me o mundo,
Deixa-o mais perto
Talvez eu realmente o ame
Ô bichinho esperto!
Tem a mania de saber tudo,
Se não sabe, ajudo procurar,
Obedece meus comandos
Me ajuda a falar.
Com a tecnologia atual,
Talvez não seja mania
Mas sim um ritual,
Segurá-lo todos os dias em minhas mãos,
Digitar um "Oi, tudo bem?"
E assim, mantendo perto, mesmo de longe,
O meu amor também. 
Karen Flauzino - 1ª série A - Ensino Médio 2014


O texto acima foi criado a partir da leitura da letra de música "Você é linda", de Caetano Veloso e do poema "Cantada", de Ferreira Gullar, em que os autores, cada um a seu estilo,  descrevem uma pessoa em linguagem criativa e inusitada. 

Proposta

Escolha  um dos seguintes temas a seguir e crie um texto descritivo, em prosa ou verso,
 usando linguagem figurada:

1. Meu bem, amor meu
2. Meu melhor amigo
3. Uma pessoa inesquecível
4. O lugar onde vivo

Dez segundos

               
Não foi só mais uma noite, foi naquela noite que o tempo simplesmente parou.


                Eu ouvia o vento soprar nas folhas das árvores, e a chuva cair lentamente por fora da janela do meu quarto... E mesmo com aquele barulhinho gostoso de chuva, eu não conseguia de modo algum me colocar a dormir.
               Entre vira pra um lado e vira para o outro, eu consegui finalmente me ajeitar em um canto da cama que dava de cara com a parede. Mas isso não me adiantou, comecei a pensar e pensar sem parar em várias coisas do meu passado, em cada momento, cada segundo, cada palavra, cada assunto.
                 
             Pela primeira vez em alguns meses meus pensamentos se aprofundaram mesmo, e é claro que eu comecei a pensar naquela pessoa (não gosto de citar nomes em meus textos, pois a imaginação é sua, pense em quem quiser).

             Alguns dizem que a primeira impressão é a que fica, e eu concordo plenamente. Nunca consegui achar coisas boas em você depois do último dia que nos falamos como "gente".
                No entanto, naquela noite fui tentando achar vários motivos, e pequenos gestos pra descobrir e entender pelo menos um pouco de como te conheci de verdade. Mas, pelo contrário, nada me adiantou.

               Acho que se foram muitas noites jogadas fora, pensando em coisas boas e expectativas novas que eu nem se quer tentei lembrar de você (aquela pessoa), mas naquela noite tive uma vaga lembrança sua.

       A noite parecia interminável, o sol parecia não nascer, e aqueles pensamentos foram me torturando cada vez mais. Eu estava tentando de várias maneiras achar uma pequena e vaga lembrança sua, que  pelo menos chegasse a ser boa o bastante para  esquecer a minha primeira e eterna impressão sobre você.

                   
                Mesmo tentando, inutilmente eu conseguia.

              Senti-me culpada em pensar em você, pois eu sabia profundamente que isso seria inútil, e que só iria piorar as coisas.

                 Naquela noite, por incrível que pareça, eu não conseguia de modo algum ouvir o barulho do relógio, mesmo com um imenso silêncio atravessando os cômodos de minha casa, pois meus pensamentos repetitivos me impediam de ouvir o "tic-tac, tic-tac".

            De repente me passou pela cabeça como um flash, por exatos dez segundos, várias lembranças boas e esquecidas. Aquilo me deixou feito um turbilhão de emoções, e mais feliz que um pássaro recém nascido que acabou de aprender a voar.

           E por alguns mínimos instantes, tudo se acabou... Deixou de se passar por minha memória que aos poucos esquecia... Ouvi então um som vindo de fora da janela do meu quarto, abri os olhos bem devagar e percebi que o dia já havia clareado.

      Não me lembro como fui dormir naquela noite... Mas me lembro exatamente que sonhei com coisas boas, que não existiram realmente, mas que só aconteceram em minha memória, por exatos dez segundos, os melhores segundos da minha vida.




By: Mariana Vieira - 1ª série A - Ensino Médio 2014   


 Professora Miriam Bottino