quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Duas faces

Deste lado de fora
Tenho um sorriso astral
Tenho uma vida normal
Tenho obstáculos visíveis
Tenho um caminho de ação
Dúvidas ativas
Tenho uma vida sem igual





Do lado de dentro
Tenho dores incompreendidas
Problemas e decepções 
Tenho sonhos e pesadelos incríveis
Tenho conflitos sobre a vida e a morte
Tenho todas as respostas e soluções

Mas mantenho as duas faces em união.

Naira Ferner  - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013



Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

Veja quantos textos, tantas faces.... Em qual deles você encontra uma de suas faces? Leia, reflita, deixe seu comentário.

O que será?



Ontem eu era pequena e ingênua
Tinha sonhos e desejos
Brincava e cantava
na rua com a molecada

Hoje sou grande e madura
Continuo com sonhos e desejos
Batalhando para realizá-los
Vencendo desafios e obstáculos

E amanhã o que será?
Os meus sonhos e desejos vou realizar?
Por quanto tempo vou esperar
para ver onde meu futuro vai chegar?!


Amanda da Rocha Bueno  - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013


***
Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

Veja quantos textos, tantas faces.... Em qual deles você encontra uma de suas faces? Leia, reflita, deixe seu comentário.

Os dois lados

O meu lado visível


Sou um jovem com deficiência visual, mas desde já lhes digo:
faço atletismo, 
sou brincalhão, 
gosto de estudar, 
curto minha vida a cada dia.
Por isso sou feliz, 
ando de bicicleta,
pesco
e cada dia a vida me ensina como o mundo é.

O meu lado invisível

Sou uma pessoa sonhadora, 
vivo calado, 
não gosto de desabafar com ninguém, 
não expresso minhas atitudes, 
não consigo demonstrar meus sentimentos.
Já sofri o preconceito 
com os meus colegas da escola e com os pais deles, 
também com professores
e por isso sou um jovem calado e triste, 
vivo remoendo comigo mesmo. 
Assim termino.

Luan Perpétuo Bertasi  - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013 

Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

Leia outros, veja quantos textos, tantas faces.... Em qual deles você encontra uma de suas faces? Leia, reflita, deixe seu comentário. 

O que sou



Sou inteligente como todo mundo
Sou empolgada, muito! O tempo todo
Sou amiga pra todas as horas
Sou simpática, feliz e tímida
Sou estressada, só um pouquinho
Determinada!

Só sou mais uma, mais uma no meio da multidão
Alienada a esse mundo de ilusão
Às vezes até dá vontade de sumir
Penso: "cansei de me iludir!"
Agora nem sei bem quem sou
Mas alguém feliz que são sabe 
muito bem o que diz.

Bianca Aline Rocha  - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013 

Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

Veja quantos textos, tantas faces.... Em qual deles você encontra uma de suas faces? Leia, reflita, deixe seu comentário.

Lados inversos





Um lado de mim mostra 

uma pessoa feliz e sorridente,
cheia de pensamentos bons dentro do coração.
Às vezes tenho vontade de gritar e dizer:
- Como posso ser triste se minha família me ama 
e me proporciona a vida que sempre desejei?

O outro lado de mim mostra 

uma pessoa correta, sem sorrisos, 
com pensamentos confusos, sem nenhuma alternativa.
Às vezes tenho vontade de gritar, mas não de alegria
e sim de tristeza e dizer o porquê sou assim, triste, 
sem pensamentos positivos, simplesmente digo:
- Minhas alegrias, meus sonhos foram engolidos 
por um buraco negro sem fim.

                                                                                    Taís de Brito Rinck - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013


Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

Dia e Noite

Quando acordo
Desfruto da vida
Com família, amigos
Descobertas, felicidades
Problemas, tristezas
Barulhos, movimentações
Política, desprezo
Amor e Paz


Quando estou dormindo
Continuo a desfrutar da vida
Porém, sem família, sem amigos
Sem descobertas, sem felicidades
Sem problemas, sem tristezas
Sem barulhos, sem movimentações
Sem política, sem desprezo

Sem amor, porém, com Paz

Fernanda Isaac - - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013 

Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

Vai voltar?




Fico a pensar
ontem eu tinha carinho
ontem eu tinha amizades
ontem eu tinha felicidade


Hoje já não tenho esses tesouros
hoje me encontro aqui
aqui tão triste e sem carinho
aqui sem amizades


E amanhã? Pra onde irá?
Por onde andará?
Será que vai voltar?
Onde está minha felicidade?

Ana Paula Neves dos Santos - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013


***

Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

Duas faces



Durante o dia meu rosto se alegra ao ver o sol.
Durante a noite ele se fecha ao olhar a escuridão.
Da mesma forma meu coração.
No dia se alegra ao ver meu amado chegar.
Mas à noite se entristece ao vê-lo partir
e espera por um novo amanhecer.


                                                                                         Erievelin da Silva Delmondes - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013


Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

Minha vida



Uns anos atrás 
eu era criança
gostava de brincar, me divertir
 com meus colegas de rua, 
com meus primos.
Tinha sonhos e desejos
E gostava de pescar, 
ir para a natureza.

Agora eu estou grande, maduro
só penso no meu futuro
e os sonhos e desejos continuam, 
tenho vontade de viajar para longe
de avião
e espero que meus sonhos se realizem.
E ainda gosto de pescar, 
de sentir a natureza.

Gustavo B. de Oliveira - 3ª série A -  Ensino Médio - 2013

Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

O que sinto! O que gosto!



Observo, sinto, respiro
ando pelas ruas, fascinada;
gosto do incrível, do impossível
do improvável.
Gosto da chuva, do sol, 
do inverno, do verão.
Sou uma garota de sonhos, 
de vida, de sorrisos, de alegrias, de amizade.
Valorizo o amor,
os abraços, 
os beijos.
Posso sair correndo...
E continuar sorrindo.
Felicidade está em todo canto, 
em cada olhar, 
em todo sorriso.

Não gosto das pessoas falsas
Não gosto de ter que ir 
quando na verdade quero ficar. 
Não gosto de dizer: Adeus!
Enfim, não gosto daqueles 
que não sabem Amar.



Maíza Suelen 3ª série A -  Ensino Médio - 2013

Proposta: Auto retrato com duas faces (leia proposta completa em Intertextualidade)

sábado, 21 de setembro de 2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

sábado, 14 de setembro de 2013

Diga não às drogas


Drogas: um problema cada vez mais frequente nos dias de hoje, principalmente para os  jovens e até mesmo para as crianças.

O que é a vida?



E. E. Wilquem Manoel Neves -  Olímpia – SP
Produção de texto a muitas mãos


Por alunos da 8ª série B – 2013

A vida é um mistério...  Desvenda-o!                                                  (Ariane Camargo)
A vida é uma alegria...  Viva!                                                                   (Maria Antônia)
A vida é um sonho...  Construa-o!                                                          (Michaeli)










A vida é uma beleza...  Aproveite!                                                    (Renata)

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A vida é um poema

E. E. Wilquem Manoel Neves -  Olímpia – SP
Produção de texto a muitas mãos

Por alunos da 8ª série C – 2013
A vida é um rascunho.  Passe-o a limpo!                                         (Larissa de Oliveira)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

A vida é ....



Por alunos da 8ª série A – 2013

A vida é um esporte.  Pratique-o!                                                          (Guilherme Zanata)
A vida é um desenho animado.  Divirta-se!                                          (Vicente Martin Souza)
A vida é um cadeado.  Abra-o!                                                               (Guilherme Zanata)

domingo, 8 de setembro de 2013

A responsabilidade ambiental


Quando pensamos no meio ambiente, imediatamente vem à tona idéia de que o jovem é a solução para um futuro melhor.
Mas como conscientizar os jovens da sua importância e da sua responsabilidade na preservação ambiental? A melhor medida para isso é a educação, não somente a passada pela escola, mas também aquela recebida da família.